quarta-feira, maio 21, 2014

Formar para desenvolver

Olá, boa tarde.
Aproveitando mais alguma disponibilidade de tempo e a maior facilidade de acesso à Internet, vou partilhando aqui um pouco mais do que tem sido a nossa missão. Quantas vezes há o desejo de contar mais um episódio ou outro… e acaba por não ser possível. Por isso, não estranhem se vos contar umas histórias de há algum tempo.

Uma das grandes necessidades que sentimos é de gente formada que possa contribuir para os projetos que temos em curso na nossa missão e o seu progresso.
O Pedro Ernesto, de quem já vos temos falado, tem sido um dos grandes colaboradores da nossa missão e está sempre disposto a aprender mais qualquer coisa. Já é parteiro, pedreiro, padeiro, colabora em muitos e diferentes trabalhos que lhe são pedidos.
Na semana passada iniciou uma nova fase da sua vida: foi para Benguela (onde nunca tinha ido) para aprender mais algumas coisas, nomeadamente no que diz respeito ao trabalho com o ferro (soldar, rebarbar, etc.) e princípios básicos de mecânica para a manutenção das viaturas.
Este passo só é possível graças à colaboração da oficina “Espaço Mecânico” que tem à sua frente o Sr. Eng. Nuno Alexandre, de Albergaria dos Doze, e à equipa da “Pastoral da Criança” de Benguela, que dá hospedagem ao Pedro nas suas instalações.
Esta oficina tem sido um dos nossos benfeitores em Angola porque quando as nossas viaturas precisam vão lá e recebem reparações gratuitas, o que é para nós uma grande ajuda. Ao levar o Pedro levei também o nosso Elefante Branco Unimog que irá receber algumas melhorias e pequenas reparações.
Acreditamos que depois de duas semanas e meia em Benguela o Pedro irá para o Gungo com os seus conhecimentos mais enriquecidos e será um exemplo para muitos outros mais e menos jovens.

Um grande bem-haja à empresa “Espaço Mecânico”, ao seu responsável em Angola, Eng. Nuno Alexandre, e aos seus colaboradores por toda a ajuda que nos tem dado e por esta colaboração concreta na formação do Pedro Ernesto. Também a nossa gratidão à “Pastoral da Criança” e ao P. João Dele, seu responsável.
Aqui ficam as fotos de ilustram o que descrevemos.


P. Vítor Mira

2 comentários:

David Nogueira disse...

Estes "pequenos" passos são muito significativos quer para o desenvolvimento pessoal quer para as influências que esse desenvolvimento pessoal possa ter depois no desenvolvimento comunitário.
Coragem para o Pedro e um grande bem haja a todos os que proporcionam estas experiências a começar pela Equipa Missionária.

Boa missão a todos!

Anónimo disse...

PARABENS ao Pedro por essa coragem de aprender para depois ajudar.
Tambem agradecemos a disponibilidade dos formadores e de quem o acolhe.Estamos juntos.