segunda-feira, janeiro 14, 2019

Sakidilá...

“Sakidilá, sakidilá, sakidilá…zambiyétu”, “Obrigada, obrigada, obrigada senhor Jesus…” foi assim que se começou mais um ano na linha da frente, a ouvirmos palavras em kimbundo, uma das línguas mais faladas em Angola e bem diferente do umbundo que ouvimos no “nosso” Gungo. Foi então assim que celebrámos o início do ano de 2019 na paróquia de São Tiago no E-15 ao som de batuques, cânticos e um calor bem diferente do frio de janeiro, que se faz sentir em Portugal.


No dia 5 de janeiro iniciámos a nossa subida até à Donga. Apesar da ausência de chuva, que se tem sentido nos últimos tempos, ter facilitado a subida do cavalinho pela picada, é bem visível a falta que ela faz. Por isso, em cada oração, pedimos que a chuva venha e encha os rios, regue as lavras, faça o milho crescer e virar fuba, para que os irmãos camungungos possam saciar a sua fome comendo funge.
A nossa estadia no Gungo centrou-se principalmente na preparação do novo ano pastoral. A assembleia da missão reuniu os catequistas dos diversos centros do Gungo para fazer o balanço do ano que passou e preparar o próximo.

Durante estes dias as manhãs iniciaram às 5h40 com oração e trabalhos na lavra, antes das reuniões da assembleia.  
Para além das muitas consultas efectuadas e da continuação ddos trabalhos de mecânica e serralharia, juntámo-nos às diversas tarefas das mamãs e papás. Num dos dias debulhámos milho enquanto enxotávamos galinhas. É ‘só’ dar à manivela com um ritmo certo, deixar entrar a espiga direita para não encravar e não parar. Parece fácil! Noutro dos dias escolhemos ginguba, enquanto ouvíamos histórias contadas pelo Tio Zé, do “outro tempo” em que os montes do Gungo eram cobertos de girassóis e cisal, e, por momentos, somos também nós transportados para essa época e pensamos “Como é possível o ‘nosso’ Gungo ser ainda mais bonito?”.
No dia 10 de janeiro, chegou o dia da descida da picada. Esta foi a última descida das manas Carolina, Inês e Mónica. Ou talvez não tenha sido a última, pois os seus corações ficaram presos num embondeiro….talvez um dia elas regressem para os recuperarem.







Tukasi Kumosi!

2 comentários:

Ção Julião disse...

Meu Deus! Como sou grata por estas notícias... se por uma lado mato a saudades, por outro as saudades aumentam 💗🙏🏽💗

Anónimo disse...

Parabens pelo vosso trabalho pelo vosso testemunho de vida cristã. Deus vos recompense. Um graaande abraço de urso bem apertadinho desde o Mexico. Estamos juntos.
Longe da vista mas perto do coração!