domingo, agosto 18, 2019

Missão Pedrógão Grande 2019 - testemunho

De 3 a 11 de agosto, uma equipa constituída por 13 elementos assegurou a missão anual do Grupo Ondjoyetu nas férias de Verão.

Aqui fica, sobre a missão em Pedrógão Grande, o testemunho destes nossos missionários 😊

Em Pedrógão Grande, momentos antes da Via Lucis
Do dia 3 a 11 de agosto, o grupo missionário diocesano Ondjoyetu esteve em missão na paróquia de Pedrogão Grande. Nela participaram os seguintes missionários: Pe. Joaquim Domingos Luís e Irmãs Susana, Elvira e Claudia, da Congregação das filhas de Santa Maria de Guadalupe; dois casais: Maria do Rosário e José Marrazes, e Lúcia e Carlos Ferreira; dois irmãos: António e Júlia Canhoto; e Emanuela Dias e seus filhos, Alexandre e Ana Luísa.

Visitámos as aldeias de Mosteiro, Troviscais, Graça, Atalaia, Derreada Cimeira, Escalos do Meio, Escalos Cimeiros, Soalheira, Covais, Nodeirinho, Louriceira, Vila Facaia, Picha, Pesos e S. Vicente.


Nesta missão constatámos que as pessoas, na sua maioria idosas, sofrem as consequências da desertificação e envelhecimento das populações do interior, do isolamento e da falta de assistência religiosa regular. Por isso, as pessoas têm fome de ouvir a palavra de Deus e participar na celebração da Eucaristia. Muitas ainda estão a viver o luto da perda de familiares, amigos e vizinhos nos incêndios de 2017. Todavia, sentimos a coragem com que continuam a enfrentar a falta de apoio social, religioso e financeiro, mantendo a esperança. Pediram-nos que voltemos mais vezes, pois trouxemos-lhes uma palavra de esperança, encorajamento e alegria.


Neste ano missionário e conforme a iniciativa do Papa Francisco que declarou outubro de 2019 mês missionário extraordinário e escolheu como tema: “Batizados e enviados - a Igreja em missão no mundo”, quisemos responder a este desafio do Papa e interpelar as comunidades que visitámos a serem elas mesmas Igreja em saída, Igreja missionária.


Agradecemos ao Pároco Geraldo Mário Kanjala, que foi recentemente nomeado para esta paróquia, e a todas a pessoas que deram do seu melhor para nos acolherem nas suas respetivas comunidades. 


Em Nodeirinho, no memorial às vítimas do incêndio de 2017

Estamos em missão
Nas aldeias do interior,
Com as nossas Irmãs
E também com o Sr. Prior!

Acordamos muito cedo,
Faz parte da missão.
Todos os dias fazemos
A nossa linda oração!

O nosso pequeno-almoço
É saboroso como o mel.
Até temos ovos mexidos,
Parece que estamos no hotel!
Em Louriceira

Somos um grupo animado,
Com muita dedicação.
Até temos GPS
Para nossa orientação!

Ao chegarmos às aldeias,
Acolhem-nos com muito amor.
As pessoas estão sedentas
Da palavra do Senhor!

Por vezes disse palavras
Para o grupo animar.
A todos peço desculpa,
Mas eu gosto de brincar!

Em Escalos Cimeiros
Quero a todos agradecer
Do fundo do coração.
Todos são bons companheiros
Para continuar a missão!



A equipa Pedrógão Grande 2019 
Pe. Joaquim Domingos Luís, Ir. Susana Juárez, Ir. Elvira Olivares, Ir. Claudia Martinez, Maria do Rosário Marrazes, José Marrazes, Lúcia Ferreira, Carlos Ferreira, António Canhoto, Júlia Canhoto, Emanuela Dias, Alexandre Moura e Ana Luísa Moura.

1 comentário:

Tio Serra disse...

Os meus parabéns aos elementos que integraram esta maravilhosa Missão é um grupo com todas as idades e com gosto pela Missão, fazemos votos que para o próximo Ano outros se possam juntar para melhorar a Missão.
Um grande abraço.
Estamos juntos.
Tio Serra.