quinta-feira, outubro 03, 2019

Batizados e enviados | A Igreja de Cristo em Missão no mundo

Saudações missionárias!
Partilhamos aqui a mensagem do director do Serviço de Animação Missionária, Pe. Joaquim Domingos Luís, para este mês missionário extraordinário, bem como algumas palavras suas sobre as Jornadas Missionárias, que decorreram no passado fim de semana, em Fátima. Boa missão!


JORNADAS MISSIONÁRIAS 2019
No fim de semana de 28 e 29 de setembro, decorreram em Fátima as Jornadas Missionárias sobre o tema Batizados e Enviados: a missão evangelizadora do cristão. Participaram cerca de duas centenas de pessoas, entre as quais membros dos institutos e congregações missionárias e um número razoável de leigos.
Partilha missionária do nosso Humberto Ribeiro
nas Jornadas Missionárias [©OMP]
As jornadas foram iniciadas pelo Presidente da Comissão Episcopal de Missões, D. Manuel Linda, Bispo do Porto, com uma reflexão sobre o tema das jornadas: Batizados e enviados. A Igreja de Cristo em Missão no mundo. Porquê? Para quê? Seguiu-se uma reflexão sobre Missão como “intimidade itinerante” (EG 23) nas igrejas locais com vista à construção de “uma nova terra e novos céus” (Ap 21), pelo teólogo e padre Eloy Bueno de la Fuente; de tarde, o Pe. José Antunes da Silva, dos Missionários do Verbo Divino, falou sobre Missão intercultural. Como derrubar os muros da hostilidade que nos separam (cf. Ef 2, 14)? No final da tarde, D. António Couto refletiu sobre Como recuperar o eco do Pentecostes? O Espírito que se manifesta como força que convida a ir sempre mais além. À noite, tivemos um convívio missionário, que incluiu a partilha do Humberto do Ondjoyetu sobre a sua experiência em Angola. No domingo, D. José Cordeiro, Bispo de Bragança e Miranda, falou-nos sobre o tema Da Eucaristia à Missão. Para uma pastoral missionária “em saída”. O mesmo bispo presidiu à eucaristia de encerramento das Jornadas.


MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO
Estamos a iniciar o Mês Missionário extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, com o tema Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em Missão no mundo. O Papa Francisco pretende reavivar o espírito missionário em todos os cristãos, lembrando o centenário da Carta Apostólica de Bento XV, Maximum Illud, que apelava a um renovado vigor missionário, mesmo depois das terríveis consequências da I Guerra Mundial.
Cada um de nós é uma missão no mundo porque é fruto do amor de Deus e quem ama põe-se em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo; é atraído e atrai; dá-se ao outro e tece relações que geram vida.
Neste mês está a decorrer o Sínodo Especial sobre as Igrejas na Amazónia, que se estende por vários países. É um momento de graça para estes povos indígenas.
O Papa Francisco confia a Maria, Mãe da Igreja e nossa Mãe, este mês missionário e lembra a importância das Obras Missionárias Pontifícias: Obra da Propagação da Fé, Obra de S. Pedro Apóstolo, Obra da Santa Infância, e Obra da Pontifícia União Missionária.


Na diocese de Leiria-Fátima, este ano o Mês missionário será vivido mais intensamente nas paróquias da Vigararia da Marinha Grande, sendo de assinalar a 
vigília missionária, que terá lugar no dia 
18 de outubro, sexta-feira, às 21h00
na paróquia da Marinha Grande



Todas as paróquias receberam material de animação missionária e pedimos que dele façam uso. O Guião Missionário contém a mensagem do Papa Francisco para o dia mundial das missões e várias propostas de oração: terço missionário, via-sacra missionária e uma celebração para as crianças preparada pela Obra da Infância Missionária.
Em Portugal, o encerramento do ano missionário será feito em Fátima com uma peregrinação nacional no dia 20 de outubro, que será presidida pelo Senhor Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente. Encorajo a todas as pessoas a participarem nesta festa missionária para manter o ardor missionário vivo nas nossas vidas e nas nossas comunidades.

Pe. Joaquim Domingos Luís
Director do Serviço de Animação Missionária da Diocese de Leiria-Fátima

Sem comentários: