quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Porque água é fonte de vida!

Olá amigos, esta semana a equipa missionária esteve no Sumbe (cidade). Como sabem, a nossa casa aqui é semelhante às nossas aí em Portugal, no entanto, tem algumas particularidades. Não temos energia da rede pública, a luz eléctrica vem através do nosso gerador, e também não temos água da rede pública. A água para consumo da casa vem através de um tanque que a vai buscar ao rio e depois armazenamos aqui noutros tanques. Sempre que chove também temos capacidade para recolher a água das chuvas e assim aumentar a quantidade de água armazenada. No entanto, neste últimos tempos não tem chovido muito e a água foi-se acabando. E foi na passada terça-feira que ela terminou! Mas já antes disso começamos logo a mobilizar esforços no sentido de arranjar o tanque para nos abastecer. Mas já lá vão 3 dias e nada de água… ou porque estão muitos carros na fila, ou porque falha a luz e a moto-bomba não trabalha, ou porque o tanque que contactamos foi levar a água a outro cliente, … Por isso estamos em contenção de água! Estamos agora a recorrer a alguns baldes de água potável (que normalmente SÓ usamos mesmo para beber) e então usamos para as necessidades mínimas, mas os banhos estão suspensos!!!! Como podem ver na fotografia, já estamos a precisar :D Neste momento, estão o Pe David, o mano Amândio e o Mário (nosso guarda) a caminho do rio com o nosso Elefante (camião) para tentar encher um tanque com água! Vamos ver se é ainda hoje que a água chega à ondjoyetu. Muitos cumprimentos a todos… estamos juntos* Mana Inês

6 comentários:

Lucinda disse...

Há coisas que nem me passa pela cabeça que possam faltar e a água é uma delas! Espero que o problema se resolva rapidamente e possam tomar banho!
beijinhos para toda a equipa e bom trabalho!
Lucinda

Inês Pereira disse...

São 02h14 e acabamos de dar à bomba para encher o Tanque :D
O Pe David, mano Amândio e Mário chegaram pela 1h20 com o nosso Elefante carregado com 4000l de água e a seguir foi despejá-la para os tanques para agora sim... podermos usar :D

MiradeJesus disse...

Bom dia.
Mais uma vez fiz uma experiência que já tenho partilhado: em Angola é onde o banho me sabe melhor. Depois de três dias sem tomar banho, aquele das duas da madrugada soube-me mesmo muito bem, ainda que a água fosse castanha porque captada directamente do rio. Esta foi a oportunidade de estrearmos uma motobomba que tinha vindo no contentor em 2006. Valeu-nos termos alguns recursos como o camião, mangueiras e motobomba. E também nos valeu o Sebastião que nos emprestou duas cisternas de 2000 litros cada.
Hoje vamos subir ao Gungo e por isso durante a próxima semana não poderemos dar notícias.
Um abraço e até ao nosso contacto.

P. Vítor Mira

Dina Lourenço disse...

Impressionante, toda esta dificuldade de arranjar água dá-nos que pensar e reflectir...
Mas o que me impressiona mais é ver toda a força de vontade e o SORRISO permanente nesses rostos mesmo ao longo de horas e dias de trabalho.
Que bom conseguirem trazer água p/ junto de vós, pois mesmo sendo castanha esse terá sido um banho inesquecivél dado que essa água é a "Água da Vida, e fruto do vosso trabalho!" Bem haja,boa Sorte, Amigos. Bijocas da Dinita.

susana marques disse...

Ainda bem que tudo se resolveu, nem imagino...não poder tomar banho e com tanto calor que está aí!

Beijinhos a todos e continuação de um bom trabalho!

mãe Delfina disse...

Ainda bem que ja podem podem tomar banho, mesmo com água castanha. Pode ser uma tentativa de ficar de ficarem da mesma cor do vosso querido povo do Gungo....podemos chamar a isto inculturaçao!
Beijinhos para tooodos
Bom trabalho
mãe Delfina