sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Voltas em Luanda

Bom dia amigos e amigas.
Esta semana a equipa missionária subdividiu-se.
O Amândio ficou no Uquende para continuar com a sua equipa os trabalhos que lá se estão a realizar na nova capela e na casa de passagem; a Teresa ficou com ele a apoiá-lo.
O P. David, a Inês e eu descemos ao Sumbe no domingo e na segunda segumos para Luanda.
Como sempre o nosso "quartel general" é a casa das irmãs da Sagrada Família, no Golf 2, e que nos acolhem sempre como parte da sua família.
Na capital angolana tratámos de vários assuntos e fizemos diversos contactos em ordem à pressecução de vários projectos da nossa missão. Tivemos o privilégio de contactar com pessoas muito atenciosas e disponíveis para colaborar no nosso trabalho missionário.
Não é nada fácil circular em Luanda, ainda por cima já em tempo de chuva. O trânsito é muito desordenado: quem está na estrada não anda, os que passam pela esquerda, pela direita, em sentido contrário, pelas valetas, pelas bermas é que chegam primeiro; há manobras verdadeiramente surreais, dignas de filmes. Há um princípio básico: aconteça o que acontecer, o importante é não bater. Apesar da lentidão das viagens e do cansaço provocado pelo calor, poeira que seucede à lama, núvens de fumo dos camiões e carros velhos, lá conseguimos dar as nossas voltas com bons frutos.
Um dos locais em que estivemos foi na sede da Caritas Nacional onde tivemos uma reunião com a equipa coordenadora de vários projectos, tendo no fim tirado a fotografia que aqui publicamos. Com a Caritas há boas perspectivas de desenvolver em conjunto projectos de agricultura, saúde/HIV Sida e promoção feminina.
Regressámos ontem ao Sumbe ontem à noite. Agora vamos a preparar as nossas bagagens para seguirmos para o Gungo de onde regressaremos no próximo domingo à noite.
Um abraço desta equipa missionária para todos vós.
P. Vítor Mira

3 comentários:

Clara Neves disse...

Obrigada Pe.Vítor por esta partilha tão "real" que até dá para nos imaginar vivendo a situação!
Obrigada pelas notícias sempre actualizadas!
Continuação de um bom trabalho!
Beijinhos para toda a Linha da Frente...
Estamos Juntos!

Clara :)

Sara disse...

Angola e a sua realidade tão caracteristica...é impossível esquecer...Se por um lado parece impossivel de gerir, por outro tem um lado tão especial...

Muito obrigada por esta partilha.

Beijinhos muito grandes para toda a linha da frente

ESTAMOS JUNTOS

jacinta disse...

A verdadeira selva Angolana vive-se nas ruas, mas é uma selva urbana. Ir a Angola e não sair de Luanda nem tem sabor mas realmente aquele trânsito pode-se dizer infernal. Ainda bem que encontraram pessoas atenciosas e dispostas a caminhar connosco no Gungo.
Estamos juntos