quarta-feira, janeiro 23, 2013

Reunião alargada de Ondjango

Olá amigos, boa noite.
Em vésperas de mais uma partida para o Gungo partilhamos convosco aquilo que foi a nossa última estadia por lá.
Fomos para a Donga no dia 17, onde chegámos já noite escuro.
Nos dias 18 e 19 tivemos uma reunião alargada de Ondjango (Conselho Pastoral da Missão) onde debatemos muitos temas sobre a vida da comunidade, projetos, desafios para o ano pastoral que estamos a iniciar, temática de fundo para este ano, entre muitas outras coisas.
Foi tempo se sonhar e lançar mais longe o olhar...
A equipa preparou uma série de assuntos a abordar aos quais foram acrescentados outros propostos pelos catequitas que eram um total de 43 (a que se juntaram outras pessoas no apoio a alguns trabalhos).
A reunião teve momentos de trabalho de grupo para facilitar a participação e o diálogo sobre os assuntos e momentos de plenário para as decisões finais.
Pelo meio tivemos momentos de celebração da fé e oração.
Na sexta e no sábado a hora de levantar foi às 4:45 h. da madrugada. Às 5:00 h., ainda escuro, fizemos a oração da amnhã e depois partimos para a lavra para recolher o feijão que este ano, graças a Deus, deu uma boa colheita: das 20 canecas de feijão raiado que semeámos colhemos 409. Bem bom!!! O ano passado tinhamos semeado 30 canecas e só colhemos 2, devido à seca. Mas ainda falta malhar o feijão manteiga.
A reunião terminou no domingo com a missa e o almoço.
No entanto, a equipa ainda ficou de tarde a resolver alguns assuntos e para que a mana Inês pudesse assistir as muitas pessoas que ainda estavam à espera de consulta. No fim trouxemos três pacientes para o Sumbe: uma senhora já idosa e que precisava de ser internada e uma menina de 14 anos que está prestes a dar à luz e por ser um parto de elevado risco a equipa "obrigou" a vir para a cidade, tendo sido acompanhada pelo pai da criança, um jovem de 17 anos. Chegámos muito tarde, por volta da 1:00 hora da madrugada, cansados, mas bem, graças a Deus.
Se Deus quiser, amanhã partiremos para o centro do Caponte, um dos mais distantes. Teremos pela frente cerca de 300 km e uma viagem de 12 horas. Se as vias estivessem abertas, seriam apenas 150 km. Regressaremos ao Sumbe na próxima segunda-feira.
Para todos os que foram mais lesados pelo recente temporal que assolou Portugal vai a nossa palavra de solidariedade e a certeza de que temos rezado por vós. Coragem para recomeçar!
Um abraço. Estamos Juntos.

P. Vítor Mira

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde a toda a equipa missionária!

Feliz por saber que há progressos e que mesmo "a lavra parece colaborar".

Não falo pelos outros mas o pior no temporal foi não estar a contar com ele. E fez-me pensar no modo como organizo as minhas actividades e em como não faço nada sem electricidade. Depois fiquei muito ansiosa porque a chuva não me deixava fazer nada na rua e não tive capacidade para fazer outra coisa mais adaptada ou simplesmente ser paciente. Por exemplo, podia ter orado por vocês, mas fiz pouco.

Contente de ter noticias vossas e envergonhada por saber que comparativamente, vocês passam por situações bem mais difíceis. Invejosa ;) por "desconseguir" ter metade da vossa capacidade de adaptação e confiança em Deus.

Continuarei a ter-vos na minha mente. Obrigada pelas noticias.

ana carreira

Tio Serra disse...

Boa noite amigos.
O meu muito obrigado á linha da frente pelas belas notícias e maravilhosas imagens com que nos brindou, são um belo testemunho de Amor á Missão.
Para todos vós o meu grande abraço em Cristo Jesus, que Ele vos dê a Luz para todas as Missões.
Estamos juntos.
Tio Serra.

David Nogueira disse...

E assim vai começando o ano pastoral em Angola. Desejo-vos, à Equipa e ao povo do Gungo, um bom ano pastoral e que os planos sonhados cheguem à sua melhor realização.
Um abraço a todos!