sexta-feira, julho 18, 2014

De partida para o Caponte

Olá, muito bom dia.
Uma pequena saudação para darmos conta de nós, pois há uns dias que não dizemos nada.
No passado fim-de-semana visitámos o centro da Chitunda. Foi uma presença breve mas ajudou a comunidade a sentir-se um pouco mais reanimada na sua caminhada.
O resto da semana foi de trabalhos na Donga com o fabrico de fuba na moagem da missão, entre outros trabalhos. Também foi a oportunidade de ir buscar o camião a Benguela onde esteve a beneficiar de algumas melhorias e pequenas reparações na oficina do Espaço Mecânico. Depois foi a subida para o Gungo com 40 sacos cimento oferecido pela fábrica de cimento do Kwanza Sul. Também levou 440 litros de gasolina, 200 de gasóleo, os painéis solares, alguns bens alimentares, chapas de zinco, rede para a cerca da horta, bomba de combustível manual, entre outras coisas. Ia uma boa carrada!
A quarta-feira foi dia de ir buscar água a um poço e a levar para a cisterna da moagem e depois também para a missão. Este tempo do cacimbo é sempre mais crítico em relação à falta de água e também nisto o nosso Elefante Branco Mogui Mogui dá uma grande ajuda.
Ontem foi dia de preparativos e agora estamos quase a sair para o centro do Caponte numa viagem de cerca de 300 km, dos quais 115 de picada. Vamos os quatro de camião, um bocadinho apertados, é certo, mas vamos todos (avô Filipe, Joaninha, Teresa e eu. Aproveitamos para levar alguns bens de primeira necessidade como chapas de cobertura em zinco, arroz, açúcar, leite condensado, óleo vegetal, entre outros. No regresso contamos trazer alguns bens de produção agrícola que as pessoas têm dificuldade em escoar devido ao grande isolamento.
Se a picada da Donga para o Caponte estivesse aberta, seriam só 30 km de distância. Assim, tivemos que vir ao Sumbe e percorrer as três centenas de quilómetros para cada lado.
Regressaremos do Caponte na segunda-feira e, se Deus quiser, ainda passaremos pela Donga para acompanhar alguns trabalhos e dar apoio no transporte de areia e água para as obras que lá decorrem. Regressaremos ao Sumbe na terça-feira.
 
Aproveitamos para desejar uma boa celebração de envio no próximo domingo e continuação de bons preparativos para a missão no Alentejo. Mesmo na distância estaremos em comunhão de espírito. Também, desde já, damos as boas vindas à Tânia Santos que chegará a Angola na próxima quarta-feira. Lá estaremos em Luanda à sua espera.
 
Para todos um grande abraço e até à próxima.

P. Vítor Mira

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola manos Ondjoyetus do Gungo:
Então que tenham boa viagem e bom trabalho.Por aqui a prepara-nos para a missão do Alentejo.
Estamos juntos.
Um grande abraço missionário.
Vossa mana Ir.Nancy
Para os que stão aqui em Portugal vos esperamos para a missa de envio na Marinha Grande se Deus quiser.
Tambem um graaaande braço missionário.
Vossa mana Ir.Nancy

Tio Serra disse...

Oi Linha da Frente. Pe. Victor que bom é saber noticias do movimento da Missão, obrigado assim leva-me a imaginar o vosso trabalho em que o elefante branco levou uma grande carrada para o Gungo Donga, mas graças a Deus fez boa viagem.
Pe. Victor pelo que nos diz, o trabalho tem sido bué, vou rezar para que a viagem ao Caponte, seja boa e regressem bem, com os objetivos cumpridos.
Para toda a Linha da Frente e amigos um grande abraço.
Estamos juntos.
Tio Serra.