quarta-feira, julho 30, 2014

Solidariedade & Partidas


Olá, muito bom dia.
Do ponto de vista material, a nossa missão no Gungo só tem sido possível graças à solidariedade e apoio de muitas pessoas individuais, paróquias, grupos de pessoas, empresas, etc. Devido à grave situação que Angola viveu por causa da guerra essa solidariedade veio durante muito tempo a partir do exterior.
No entanto, a situação interna de Angola mudou e os tempos que vive já são outros, muito melhores pelo menos do ponto de vista do desenvolvimento material. Como se continuam a verificar grandes assimetrias a nível interno – com gente a viver já muito bem e outros ainda em grande pobreza – a nossa tarefa como missionários é continuar a despertar a solidariedade, agora também a nível interno.
Tudo isto vem a propósito de alguns apoios que a nossa missão tem tido a partir de Angola.
Recentemente abriu nos arredores do Sumbe uma fábrica de cimento, a FCKS (Fábrica de Cimento do Kwanza Sul). Fizemos um pedido apoio em cimento e foi-nos feita uma oferta de 40 sacos para as obras que estamos a fazer na sede da nossa missão, na Donga.
De assinalar que nesta fábrica trabalham dois conterrâneos nossos, o Luís Menezes, da Maceira, e o Anacleto Crespo, dos Marrazes, que também deram o seu contributo sensibilizando os responsáveis para a importância dessa ajuda. Também para eles o nosso bem-haja não só por esta ajuda como também pela amizade que partilham connosco. Há dias fui almoçar com eles lá nas instalações da fábrica e aproveitámos para tirar esta foto.

Depois desta partilha vamos continuar a arrumar as nossas bagagens para partir ainda hoje para a Donga. Será o batismo do Gungo para a nossa mana estudante de medicina Tânia Santos. Ela irá dar formação aos promotores rurais de saúde e também fazer atendimento de consultas. Também teremos um retiro de dois dias para os casais da Igreja que pediram o batismo para os seus filhos e a reunião do Conselho Permanente da Missão. Além disto continuaremos com os trabalhos nas casas e armazém que temos vindo a construir. Vamos ver se conseguimos concluir um curral que temos andado a fazer para os porcos que ainda estão à guarda da mão Carolina, no Uquende.
Se Deus quiser, regressaremos ao Sumbe na próxima quarta-feira.

Neste momento de mais uma partida queremos desejar uma boa viagem e uma boa missão ao grupo que está de partida para o Alentejo. Mesmo na distância, estaremos juntos e rezaremos uns pelos outros.
Um abraço para todos desta equipa reforçada.

P. Vítor Mira

3 comentários:

David Nogueira disse...

Saudações à Linha da Frente. A esta hora já deverão estar picada fora a trepar às montanhas do Gungo. Boa missão para cada um de vós. Para o povo do Gungo faço votos de que aproveitem o melhor possível as oportunidades que a missão lhes proporciona.
Um abraço fraterno com desejos de boa coragem!

Anónimo disse...

Olaaaa manos:
Muito obrigada pelos bons desejos e oração para o inicio da nossa missão no Alentejo 2-10 de agosto.
Sim estamos unidos mesmoo na distância, porque a missão é de todos ali, aqui, acola, não importa onde estejamos mas que fazamos aquilo que Deus pede cada dia para fazer ou para viver simplesmente.
Undos na missão!
Um beijinho e abraço missionário.
Vossa mana Ir.Nancy

Anónimo disse...

Graças a Deus a missão vai sendo cada vez mais conhecida e, daí, os apoios vão também aumentando.
Parece que ainda há pouco tempo começou e temos motivos para nos regizijarmos com tanto progresso alcançado.
As bençãos de Deus para vós e para os benfeitores, é o que desejo.
Um fraterno e saudoso abraço para todos.
Avó Inês