terça-feira, julho 01, 2014

Novidades fresquinhas


Olá amigos, muito boa tarde.

Num “salto” ao Sumbe para fazer algumas compras para a nossa cantina e buscarmos outros bens de que estamos a necessitar na Donga, aproveitamos para partilhar um pouco do caminhar da nossa missão.

O domingo 22 de Junho já foi celebrado na Donga. Estiveram presentes mais de duas centenas de pessoas provenientes de todo o espaço da missão. Juntos celebrámos o “Corpo de Deus” e também fizemos a nossa procissão, ainda que pequena e apenas passando pelo espaço da missão. A simplicidade e pobreza material que caracteriza as nossas celebrações não impede a vivência e celebração da mesma fé.

A semana seguinte foi de trabalho duro. Retomámos as obras nas casas da missão e no armazém e começámos a colher a ginguba (amendoim). Graças a Deus, temos contado com a colaboração de muitas pessoas da comunidade. Como gratificação oferecemos pão cozido pelo avô Filipe e feito com a farinha oferecida na semana anterior. Também damos sumo que já nos tinham dado antes. Este ano aumentámos o espaço semeado e também a colheita é maior.

Na quarta e quinta-feira estiveram 85 catecúmenos em formação na Donga. Era para ser só para adolescentes e adultos. Mas esqueci-me de explicar o que são adolescentes e apareceram crianças que até andam na escola e faltaram para ir à catequese. Lá terei que escrever uma carta à direcção escolar a explicar o engano e a pedir desculpa… Todos eles também deram uma boa ajuda nos trabalhos que já referimos.

Na sexta de madrugada fomos para Canjala com 30 sacos de ginguba fresca em como, mas o negócio não foi tão bom como esperámos; por isso decidimos que o melhor é secá-la, descascá-la e vende-la em “grão”. Queremos que esta produção seja uma grande ajuda como contributo da comunidade para os projectos da missão.

No fim-de-semana fomos visitar o centro do Culembe. Dista 11 km. da Donga, mas a picada está tão má que demorámos uma hora e meia para cada lado, sem chuva.

É uma comunidade com muitas dificuldades e limitações; vamos tentando dar o nosso apoio e ajudá-la a caminhar na fé.

Entretanto, a Donga vai passando de um lugar deserto a um sítio cada vez mais bonito e acolhedor. Fica aqui uma fotografia da comunidade ali residente. Às vezes estamos todos, outras, só alguns; mas há sempre alguém na Donga o que vai fazendo dela um espaço cada vez mais acolhedor. Muito obrigado a todos os que têm vindo a contribuir para tornar este sonho numa realidade.
Ah, e as novidades também são fresquinhas porque estamos no tempo do Cacimbo, mais fresco, na Donga mesmo frio.
Um abraço e até breve.

 

P. Vítor Mira

4 comentários:

David Nogueira disse...

Muito obrigado por essas novidades. Continuação de boa missão. Nós por cá vamos continuando os preparativos para a missão no Alentejo.
Boas colheitas nos vários campos...

Abraço missionário

Inês Pereira disse...

Estas fotos estão brutais.. principalmente a das legendas e cada um vestido a rigor :D Muito bem!!! Parabéns pela bonito trabalho. Upangue uwa

Estamos Juntos
Mana Inegi*

Tio Serra disse...

Obrigado Pe. Victor pelas boas noticias que nos ofereceu.
As fotos estão muito elucidativas das diversas actvidades da Missão.
Votos de bom trabalho missionário.
Um abraço missionário.
Estamos juntos
Tio Serra.

Anónimo disse...

Muito obrigado pelas noticias da missão.
Ao Sr padre Vitor um bom dia 5 de julho.