terça-feira, março 07, 2017

Retiro Ondjoyetu

Saudações missionárias!

O Grupo Missionário Ondjoyetu realiza anualmente um dia de retiro, para meditação, oração, partilha e convívio. Desta vez, o lugar escolhido foi a luminosa e acolhedora Quinta da Casa Velha, sede da Associação Casa Velha - Ecologia e Espiritualidade. A ela, o nosso twapandula tchiwa (muito obrigado)!

O tema do retiro foi Aprofundar a nossa caminhada baptismal. Como o tempo de Quaresma nos oferece um percurso análogo ao do catecumenado, proporcionando um momento favorável para experimentarmos a Graça que nos salva, com a orientação do nosso Pe. Joaquim Domingos Luís repercorremos as etapas do caminho da iniciação cristã em vista de novos e decisivos passos no seguimento de Cristo e na doação total a Ele. Em seguida, dividimo-nos em grupos e lemos as passagens bíblicas relativas ao diálogo de Jesus com a Samaritana, cura do cego de nascença e ressurreição de Lázaro.

O pedido de Jesus à Samaritana: «Dá-Me de beber» (Jo 4, 7) exprime a paixão de Deus por todos os homens e quer suscitar no nosso coração o desejo do dom da «água a jorrar para a vida eterna» (v. 14): é o dom do Espírito Santo, que faz dos cristãos «verdadeiros adoradores» capazes de rezar ao Pai «em espírito e verdade» (v. 23).

A passagem bíblica do cego de nascença apresenta Cristo como luz do mundo. O Evangelho interpela cada um de nós: «Tu crês no Filho do Homem?». «Creio, Senhor» (Jo 9, 35.38), afirma com alegria o cego de nascença, fazendo-se voz de todos os crentes.

Quando nos é proclamada a ressurreição de Lázaro, somos postos diante do último mistério da nossa existência: «Eu sou a ressurreição e a vida».

Depois da reflexão sobre estas passagens, seguiu-se o almoço partilhado num ambiente de alegria e simplicidade, ao calor da lareira. O encontro terminou com a celebração da Eucaristia, na qual se integrou a encenação que preparámos da passagem João 11, 1-44 (Ressurreição de Lázaro). Nesta celebração juntaram-se a nós a Ana e a Bárbara, que se encontravam alojadas no Agroturismo da Casa Velha e que ajudaram na animação litúrgica e na animação após a missa, juntando às nossas as suas vozes e tocando viola e flauta. Twapandula!

No retiro estiveram sempre presentes nas nossas orações e pensamentos a Linha da Frente, o povo do Gungo e todos os missionários, amigos e benfeitores do Grupo Ondjoyetu.

Mais fotos aqui.

Para todos, uma boa Quaresma!

Sem comentários: