quinta-feira, agosto 15, 2019

Mais seis voluntários? É o quê? É…!


No dia 20 de Julho fomos até Luanda para nos despedirmos dos membros da UASP. Durante o caminho passámos pelo Santuário de Nossa Senhora da Muxima e rumámos ao aeroporto. Pernoitámos por Luanda, uma vez que estavam a chegar novos voluntários. Chegaram a Luanda meia dúzia de voluntários cheios de vontade de ajudar!

Primeiro chegou pela manhã do dia 21 a mana Ana Rita. Com ela fomos visitar a Irmã Tita, das Irmãs Guadalupanas. Fomos muito bem recebidos e tivemos direito a um segundo delicioso mata-bicho.

Durante o fim-de-semana aproveitámos para celebrar com os Padres do Verbo Divino na Paróquia do Cristo Rei e conhecer um pouco de Luanda.

Nos dois dias seguintes, chegou o mano Aires e o mano Vítor e por fim a mana Cândida, o mano João e a mana Rita Banza.

Seguimos até ao Sumbe e, por lá, permanecemos durante dois dias, de volta dos preparativos para a visita aos bairros. No dia 26, saímos, de manhã cedo, rumo ao centro da Chitunda, ao encontro do Bairro do Sondo. Durante o dia o tempo esteve agradável, no entanto as noites eram tão, tão frias, que fizeram lembrar o Inverno em Portugal. No dia seguinte fizemos uma caminhada de cerca de uma hora até ao Bairro da Banja.

Vivemos por lá dias em cheio. Fizemos de tudo um pouco como: brincar com as crianças, consultas médicas, formação de jovens e de famílias. Visitámos o Bairro da Banja e da Chiliva onde conhecemos pessoas maravilhosas.

No início da semana seguinte, dia 31 de Julho, subimos até à Donga. A viagem correu muito bem, e nós, os mais novatos, tivemos a oportunidade de experimentar a famosa “picada”. Chegámos à conclusão do quão difícil é chegar ao “paraíso” chamado Gungo, no entanto, quando lá chegamos, apercebemo-nos do quanto valeu cada salto que demos dentro do “cavalinho branco”. Tivemos connosco durante o fim-de-semana a presença da Equipa Diocesana do Apostolado da Oração com 7 membros vindos do Sumbe.
Parte da equipa missionária permaneceu na Donga de volta de alguns trabalhos, enquanto o mano Berto (Humberto), o mano Aires e o mano Vítor ficaram no Uquende a trabalhar na construção da capela. E que bonita está a ficar!.

No caminho de regresso para o Sumbe parámos no bairro do Sapato onde estivemos com a chará Rita. Foi oferecida uma galinha às duas manas “Rita” como manda a tradição.












Agora parte da equipa encontra-se no Sumbe e por aqui vamos permanecer durante alguns dias de volta de alguns trabalhos e na preparação das próximas visitas aos bairros.
Vamos dando notícias assim que possível!

Beijinhos e abraços!

Tukasi Kumosi (Estamos juntos)
A linha da frente (pela pena dos recém-chegados)

6 comentários:

Ção Julião disse...

Que lindo! Estou cada vez mais apaixonada por este caminho missionário que decidi abraçar.
Tukasi kumosi 💗

Tio Serra disse...

Muito obrigado à Linha da Frente pela magnifica apresentação que fez de como tem sido o trabalho missionário, e as belas fotos com que nos saciou a falta de informações, que sei que não é fácil pois os trabalhos são mais que muitos, e a Net não ajuda.
Um grande abraço Missionário a toda a Linha da Frente.
Estamos juntos.
Tio Serra

Fernanda Barreiro disse...

Assim val apena ver a Missão "carregadinha" de Missionários ,esse povo e o padre David bem
precisam de ajuda...Bem hajam .Abraço Missionário para toda a Linha da Frente. Estamos juntos. Fernanda Barreiro

Amélia Moura disse...

Fiquei maravilhada com todas as iniciativas e os missionários.Um dia gostaria de ir também.dar o meu contributo.

Ismael Alves disse...

Excelente relato que nos descreve a riqueza deste projeto e nos incentiva cada vez mais a dar o passo nesta missão.

Avantino Loureiro Beleza disse...

O meu espírito ficou por aí, por essas montanhas...
Boa missão.
Avantino Beleza