terça-feira, junho 24, 2014

O apelo missionário na diocese de Providence

Saudações missionárias,

Como muitos estarão informados, estive por terras da Diocese de Providence, nos Estados Unidos da América, juntamente com o Sr padre Fernando Vieira Lopes, para estabelecermos contacto com sete comunidades cristãs daquela diocese. Um dos objectivos foi fazer o agradecimento pelo apoio que essas comunidades deram no ano 2008 quando o Pe Vitor Mira e o mesmo Pe Vieira Lopes se deslocaram lá. Outro objectivo foi falar dos avanços da missão e manter viva a consciência missionária bem como lançar novamente o apelo à colaboração económica e espiritual.
Muitos dos cristãos com quem contactei pessoalmente manifestaram o seu apreço pelo trabalho feito pela diocese de Leiria-Fátima neste projecto missionário. Também os alegrou saberem que a ajuda dada em 2008, e que foi utilizada para ajudar na compra do camião, continua a fazer crescer a comunidade do Gungo em Angola.
Tive a oportunidade de fazer o apelo missionário em três comunidades. O Pe Vieira Lopes ficou ainda naquela diocese para participar na Festa de S. Francisco Xavier e visitar mais uma comunidade no próximo fim de semana 28 e 29 de Junho. São sete comunidades que se unem à diocese de Leiria-Fátima para ajudar uma outra comunidade de outra diocese, a do Sumbe. Este é um testemunho da universalidade da Igreja e um sinal de que todos (Portugueses, Angolanos, Americanos) formamos um só Corpo como nos recordou a Festa do Corpo de Deus...
Bem haja a todos os que aceitam ser missionários nas mais variadas formas.
 
P. David
 
P.S. Na foto o Pe Fernando Vieira Lopes distribui a edição especial do jornal Ondjoyetu que teve direito a tradução em inglês sendo distribuído quer numa quer noutra língua conforme cada grupo da comunidade.

1 comentário:

Tio Serra disse...

Obrigado Pe. David pela partilha da missão que foi fazer por terras das Américas, é gratificante sabermos que podemos contar com tantos missionários por essas terras tão distantes mas que partilham a mesma fé em Jesus ressuscitado.
Obrigado Pe. Fernando Vieira por continuar a alimentar a missão, eu encontrei na Donga homens que trabalharam nas obras, e me mostraram aqui era a casa do Professor, resta lá um alpendre que foi identificado como tal, mas lembrando bem o nome do amigo Pe. António Vieira. Bem haja que Deus o abençoe.
A missão é de Deus nós somos os seus obreiros.
Um abraço missionário.
Estamos juntos.
Tio Serra